2ª Via de Boleto
DIGITE
Usuário: CNPJ da sua empresa
Senha: Raiz do CNPJ
(8 primeiros números)

Blog da Guaranita

Consciência sobre consumo: a moda é recuperar roupas!

15 de janeiro de 2020

A nova consciência a respeito do consumo, que fez surgir uma maior diversidade de brechós nos grandes centros urbanos, vem dando fôlego a um costume antigo: o de reformar roupas – hábito que nossas avós tinham e que parecia condenado ao desaparecimento, por conta do barateamento da produção de roupas em massa. Talvez também influenciados pela alarmante produção de lixo, o fato é que mais e mais consumidores estão substituindo o descarte pela remodelação de suas roupas e acessórios – ou, para usar o termo da moda, praticando o “upcycling”.

De acordo com o relatório Os Negócios Promissores em 2018, do Sebrae, o segmento de confecção de peças de vestuário sob medida tem crescido significativamente: 22% entre 2013 e 2017. A explicação, entre outros fatores, é o momento de crise econômica que vive o país. O consumidor está estimulado a fazer ou reformar as suas roupas, no lugar de investir em peças novas e potencialmente mais caras.

Mas é mesmo a maior consciência ambiental o que parece reforçar o comportamento. Tanto que começaram a surgir oficinas e ateliês para a criação de coleções inteiras feitas com o reaproveitamento de peças já existentes. Esses espaços reúnem gente jovem e moderna interessada tanto no aprendizado de técnicas de upcycling, como em consumir peças customizadas.

Uma das iniciativas mais interessantes é a do @upcoletivodeupcycling, coletivo formado por artistas e empreendedores com a missão de expressar um olhar amoroso sobre a moda sustentável. O grupo tem um ateliê no bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde ocorrem workshops, palestras sobre upcycling, bate-papos com trocas de experiências e venda de produtos customizados pelos integrantes do grupo. Atualmente, oito marcas fazem parte do coletivo. Um vídeo do Up explica o projeto.

 


Foto: reprodução site Up Coletivo Upcycling
A turma do coletivo reunida

 

No Instagram também é possível encontrar diferentes empresas e profissionais autônomos que oferecem o serviço de upcycling, principalmente de roupas e bolsas. É o caso da @upcyqueen_, da designer Juliene Darin, que customiza peças, dando a elas uma cara completamente nova, muito mais sofisticada. Antes de partir para a carreira solo, Juliene trabalhou durante sete anos na Ellus, onde desenvolveu, junto com Adriana Bozon, diretora criativa da marca, um departamento de roupas bordadas e customizadas manualmente. As peças de Juliene são reconhecidas pela inventividade, originalidade e ótimo acabamento.

 


Foto: Reprodução Instagram
Jaqueta customizada pela Upcyqueen.

 

Outro bom exemplo de serviço é o do estúdio criativo Max (@souamax), da designer Max Comi, especializado na customização de artigos de decoração e vestuário. Com uma pegada irreverente, a designer transforma peças feitas em série em algo único e original, bem ao gosto dos consumidores contemporâneos. 

 


Foto: Reprodução Instagram
Criadora e criatura.

 

 

 

 


Fotos: Reprodução Instagram
Bolsas customizadas pelo estúdio criativo Max.

 

Seja motivado pelo viés econômico ou pela vontade de consumir de forma mais sustentável, ninguém mais precisa investir em algo 100% novo para ter uma peça original e contemporânea. Reformar, reciclar, reinventar são as grandes tendências dos anos 2020!

Bora aproveitar o momento para conferir os tutoriais de customização com tingimento da Guarany? Crie, empreenda e divirta-se, clicando aqui.

 

 


As imagens utilizadas nesta postagem foram coletadas de websites e por isso a elas foram dadas os devidos créditos. Porém, caso você acredite que alguma delas foi divulgada indevidamente ou creditada a outrém por engano, comunique-nos enviando um e-mail (sac@guaranyind.com.br), e nós a removeremos imediatamente.

All images have been taken from other websites, therefore we give credits for those who created them. However, if you believe we may be either using an image unduly or crediting someone else by mistake, then please let us know (sac@guaranyind.com.br). In this case, we will remove such content immediately.

<< post anterior

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO