Blog da Guaranita

Xadrez muito além da Festa Junina

21 de junho de 2017

Com a chegada das festas de São João todo mundo tira as camisas xadrez do armário. Mas o uso da estampa não precisa – nem deve – ficar restrito a essa época do ano. Dando sinais de vida há algumas temporadas, ela foi destaque nas coleções de inverno 2017 de marcas internacionais como Calvin Klein, Gucci, Dior, Alexander Wang e Coach, surgindo em diferentes padronagens, cores e composições.

 

 


Fotos: Alexander Wang (divulgação), reprodução Vogue, reprodução Vogue
Diversas grifes apostaram na tendência nas coleções de inverno 2017: Alexander Wang se inspirou na moda grunge dos anos 90 para acrescentar muito xadrez com um toque de rebeldia à a linha T; a Gucci incluiu patches e bordados sobre o xadrez; enquanto a Coach mostrou que é possível combinar xadrez com outras estampas mantendo a mesma cartela de cores

 

 


Reprodução FFW
Na passarela de inverno 2017 a Calvin Klein usou diferentes padronagens xadrez para compor looks ou mesmo uma mesma peça

 

 


Reprodução Lilian Pacce e Vogue
Há duas coleções seguidas o estilista brasileiro Vitorino Campos vem reforçando a alta dos xadrezes na moda. À esquerda, look desfilado no fim de 2016. Ao centro e à direita, dois dos modelos da coleção desfilada no esquema "see now, buy now" na última SPFW.

 

 

Vocês sabiam que muito antes de ser associado ao estilo caipira e country, o xadrez foi símbolo de contracultura para o movimento grunge na década de 90 e de igualdade de direitos no início do século 20, quando Coco Chanel deu início à revolução no guarda-roupa feminino?

Antes disso, no século 18, as diferentes cores e padronagens dos tartãs (tecidos de lã tramados) eram usados nos kilts (saiotes pregueados típicos) para distinguir os diferentes clãs (famílias) que dominavam a Escócia. Mas não achem que foi nesse momento da história que surgiu a estampa. Segundo historiadores, algumas evidências apontam para a utilização dos tartãs pelos Celtas muito tempo antes disso, lá pelos idos do século 3 a.C.

 

 


Na Escócia antiga cada família tinha seu próprio tartã, com diferentes padrões e cores

 

Ao longo dos anos, diferentes padronagens e estilos de xadrez foram sendo criados. Entre os mais disseminados estão o:

 

 


Buffalo: inicialmente usado apenas em camisas de flanela para trabalhadores brançais nos Estados Unidos

 

 


Vichy: nascido na década de 50 na cidade de mesmo nome no sul da França, e que hoje é mais conhecido como “estampa de toalha de piquenique”

 

 


Pied-de-Poule: cujo padrão até hoje amplamente utilizado pela grife Chanel se assemelha a pés de galinha. Daí o nome em francês

 

 


Príncipe de Gales: padrão usado no século 19 pelo príncipe de Gales Edward 8 (daí o nome), que se tornou um clássico na alfaiataria.

 

 

Se você não tem um tecido originalmente xadrez para chamar de seu, basta recorrer às diferentes amarrações e dobras do Shibori para criar estampas que remetam a diferentes padronagens do xadrez. Outra possibilidade de customização dentro da tendência é apostar nas aplicações, descolorações ou tingimentos em degradé sobre as estampas pré-existentes para chegar a peças únicas, cheias de personalidade.

 

 

Além do Shibori, existem outras alternativas para você criar seu xadrez!
Aprenda no vídeo a seguir a amarração do xadrez aplicada em um lindo lenço!

 

 

 

E que tal essa camisa xadrez degradê? Linda (e superfácil de fazer)!

 

 

 


As imagens utilizadas nesta postagem foram coletadas de websites e por isso a elas foram dadas os devidos créditos. Porém, caso você acredite que alguma delas foi divulgada indevidamente ou creditada a outrém por engano, comunique-nos enviando um e-mail (sac@guaranyind.com.br), e nós a removeremos imediatamente.

All images have been taken from other websites, therefore we give credits for those who created them. However, if you believe we may be either using an image unduly or crediting someone else by mistake, then please let us know (sac@guaranyind.com.br). In this case, we will remove such content immediately.

<< post anterior post seguinte >>

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO