Blog da Guaranita

Roupa com história

21 de fevereiro de 2018

Quanto de nós existem em cada peça de roupa que temos guardada? A quantas histórias pessoais elas nos remetem, a quantos momentos? E se elas fossem encaradas como um baú ou livro de memórias? Seria fácil descartá-las por outras novas só porque estão surradas, puídas, manchadas ou faltando um botão? Acho que não!


Pois foi usando esse apelo emocional que a Fashion Revolution – lembra daquela ONG inglesa superlegal sobre a qual falamos no fim do ano passado? Lançou a segunda edição de seu fanzine bianual com o mote “Loved clothes last”, em tradução livre do inglês, “Roupas queridas duram”.

O objetivo, novamente, é estimular as pessoas a valorizarem suas roupas antigas compondo novos looks, atualizando-as com customizações diversas, como tingimento, costuras, adição de patches etc, ou mesmo transformando-as em novas peças. E, assim, reduzir o consumo massificado e o descarte exagerado e, muitas vezes, desnecessário.


Além de trazer história e dicas inspiradoras, a publicação ainda convidou as pessoas para contarem as histórias de suas roupas e a satisfação de recuperá-las nas redes sociais com a hastag #lovedclotheslast. Daí a aparecer depoimentos deliciosos como esse abaixo foi um palito.

 

 


Reprodução Instagram
Na legenda da foto, “Faz 36 anos que eu tenho essa 501. Eu tinha 13 anos… demorei anos pra deixar ela da cor que eu queria sem alvejar.”

 

 


Reprodução Instagram
Na legenda da foto, uma celebração ao jeans com diferentes customizações, pronto para ser novamente usado.

 

 

Assim como pessoas que desenterraram imagens próprias ou de artistas usando a mesma peça de roupa após anos de vida, sem deixar de ficar incrível. Prova de que uma boa conservação também ajuda muito a reduzir a necessidade de consumo.

 

 


Reprodução Instagram
Veja a atriz Meryl Streep usando o mesmo vestido em 1979 e 30 anos depois.

 

Que tal você também começar a fazer uma viagem no tempo, revivendo aventuras e momentos marcantes a partir das lembranças que o seu guarda-roupa traz? Garanto que será uma atividade deliciosa e fará você pensar duas vezes antes de se desfazer de uma peça antiguinha.

 

 

 


As imagens utilizadas nesta postagem foram coletadas de websites e por isso a elas foram dadas os devidos créditos. Porém, caso você acredite que alguma delas foi divulgada indevidamente ou creditada a outrém por engano, comunique-nos enviando um e-mail (sac@guaranyind.com.br), e nós a removeremos imediatamente.

All images have been taken from other websites, therefore we give credits for those who created them. However, if you believe we may be either using an image unduly or crediting someone else by mistake, then please let us know (sac@guaranyind.com.br). In this case, we will remove such content immediately.

<< post anterior post seguinte >>

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO