Blog da Guaranita

Quem fez as roupas que você usa?

22 de novembro de 2017

Você já parou para se perguntar quem fez as roupas que você usa? Não, não estou querendo saber em que país elas foram fabricadas, de que marca são ou onde você comprou. Mas, literalmente, quais foram as mãos que as produziram. E a não ser que você seja dessas pessoas raras que ainda fazem suas próprias roupas ou têm uma costureira de confiança para fazer tudo sob-medida, duvido que consiga responder.

Pois um movimento mundial está batalhando para que isso mude. Criado no Reino Unido em 2013 após o desabamento de um prédio de três andares em Bangladesh, onde mais de 3 mil pessoas trabalhavam em uma fábrica de tecidos – o acidente deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos –, o Fashion Revolution nasceu para tornar visíveis essas pessoas que hoje são transparentes para quem consome moda, valorizando sua importância na cadeia têxtil. 

 


Você sabe quem são as pessoas que fazem as suas roupas e em que condições elas trabalham?

 

A ideia é conscientizar as pessoas de que não é só a loja, a marca ou o estilista que importam na hora de comprar uma roupa. É preciso valorizar todos os participantes. Indo desde o agricultor que garantiu um algodão de qualidade para ser fiado, até a costureira que alinhavou os últimos detalhes. Em que condições essas pessoas trabalham, o quanto são expostos a agrotóxicos ou condições insalubres de trabalho? Quantas horas por dia precisam se esforçar para receber um salário mínimo, esse valor é justo? Há crianças envolvidas?

Tudo isso devia ser levado em conta na decisão de compra. Afinal, a forma como todos agem e são tratados nessa cadeia impacta – ou deveria impactar – no processo de produção e também no consumo. Não dá mais para ignorar. É preciso cobrar transparência, atitudes éticas e sustentáveis. E só a colaboração entre todos os agentes, incluindo o público final, isto é, eu, você e a sua vizinha, pode fazer a indústria mudar.

 


Crédito: Instagram https://www.instagram.com/p/BZOS2GnAaHy/?taken-by=fash_rev_brasil  |  https://www.instagram.com/p/Bav8JkMg9tv/?taken-by=fash_rev_brasil | https://www.instagram.com/p/BWTqLeWAi0_/?taken-by=fash_rev
A campanha “Quem Fez Minhas Roupas” e “Eu Fiz Suas Roupas” (em inglês, Who made my clothes e I made your clothes, respectivamente) já ganharam o mundo.

 

Por isso, uma das primeiras ações do movimento foi estimular as pessoas a postarem nas redes sociais fotos da etiqueta de suas roupas com a hashtag #quemfezminhasroupas. Uma provocação para que as empresas tenham a oportunidade de apresentar seus funcionários e parceiros, marcando as imagens com a hashtag #eufizsuaroupa. Iniciada na Fashion Revolution Week, que acontece anualmente em abril para lembrar da tragédia na Índia, a campanha vem se espalhando em todo o mundo e ganhando força inclusive no Brasil, onde a discussão sobre consumo consciente, ética e transparência na moda também vem crescendo.

Prova disso é a realização da primeira Brasil Eco Fashion Week, entre os dias 21 e 24 de novembro,  no Unibes Cultural, em São Paulo. Com entrada gratuita, a Semana de Moda Sustentável reunirá grifes preocupadas com a procedência da matéria prima, o descarte de resíduos e a sustentabilidade no processo de produção em desfiles, palestras, workshops, mostras e showroom. Entre os participantes estão a Natural Cotton Color, a Envido, Francesca Córdova, Comas e Vert. Vale a visita.

 

 


Crédito: Instagram https://www.instagram.com/p/BaW_b8-gkj_/?taken-by=befw_brasil_eco_fashion_week
Natural Cotton Color e Envido são algumas das marcas que participarão da primeira edição da Brasil Eco Fashion Week

 

 

 


As imagens utilizadas nesta postagem foram coletadas de websites e por isso a elas foram dadas os devidos créditos. Porém, caso você acredite que alguma delas foi divulgada indevidamente ou creditada a outrém por engano, comunique-nos enviando um e-mail (sac@guaranyind.com.br), e nós a removeremos imediatamente.

All images have been taken from other websites, therefore we give credits for those who created them. However, if you believe we may be either using an image unduly or crediting someone else by mistake, then please let us know (sac@guaranyind.com.br). In this case, we will remove such content immediately.

 

 

<< post anterior post seguinte >>

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO