Blog da Guaranita

Modelos fora do padrão de beleza por um mundo mais inclusivo

02 de maio de 2018

Idealizada por Dennis Freedman, fundador da revista americana W, a nova campanha do shopping JK Iguatemi, em São Paulo, abriu mão de modelos famosas para mostrar personagens reais. Segundo o diretor, ninguém foi selecionado só pela aparência, mas pela personalidade, para retratar o próprio público do estabelecimento, que vai muito além dos padrões de beleza
pré-estabelecidos. Afinal, o mundo não é feito só de gente alta, magra, de pele e cabelos claros.

 

 


Divulgação

Making-off da campanha do shopping JK Iguatemi, com pessoas reais no lugar de modelos.

 

 

A ideia de mostrar o mundo como ele é não é exatamente nova, mas vem ganhando força desde que a Dove lançou, há cerca de 15 anos, uma campanha mostrando a beleza de mulheres reais. Com isso, um novo nicho se abriu no mercado publicitário, o da inclusão. O que fez com que surgissem até mesmo agências especializadas no assunto.

 

Em Londres, a Anti-Agency reúne em seu casting músicos, escritores, dançarinos, ativistas, ou, como eles mesmo definem, “gente muito bacana pra ser modelo”. E que por isso mesmo já figuraram em campanhas de grandes marcas como Vetements, Fendi e Balenciaga, entre outras. Na Alemanha, a We Are Unlike You (em português, Nós somos diferentes de você) se especializou em agenciar pessoas que fogem dos estereótipos. Gente que é por si só um verdadeiro personagem, perfeito para campanhas únicas. São artistas performáticos, dançarinas burlescas, mágicos, músicos e comediantes que vivem caracterizados para o mundo e não apenas para compor uma cena em frente às câmeras.

 

 


Reprodução Telegraph e PetaPixel 

À esquerda, algumas das pessoas que fazem parte do elenco da Anti-Agency, de Londres. E à direita, artistas agenciados
pela We Are Unlike You, na Alemanha.

 

 

No Brasil, há quase 15 anos foi criada a Jacaré Moda, com o objetivo de conectar pessoas e potências criativas da periferia do Rio de Janeiro ao mercado da moda. Fundada por Júlio Cesar da Lima, na comunidade do Jacaré, reúne mais de 35 modelos que fogem do padrão Gisele Bündchen, mas nem por isso deixam de ser lindos, com uma beleza única que retrata muito mais fielmente a heterogeneidade da população brasileira.
 

 


Veja o vídeo Resistência.

 

 

O projeto foi tão pioneiro que já mereceu destaque em diversas publicações nacionais e internacionais e ganhou, no fim de 2017, o filme Resistência para mostrar como a inclusão na moda pode transformar a vida das pessoas da periferia. Hoje, a Jacaré trabalha também com produção de moda para valorizar a comunidade e incentivar para que as diferentes etnias sejam igualmente representadas nesse universo.
 

 

 


Reprodução Squad Agency Brazil

Estilo e personalidade e o que conta no casting da Squad Agency Brazil
 

 

Foi também com foco nas pessoas reais, com beleza fora do padrão adotado até então pelas revistas e passarelas, que em 2016 a jornalista Thais Mendes e a produtora Paticia Veneziano fundaram a Squad Agency Brazil. No casting da agência estão pessoas de todos os gêneros e estilos – altas, baixas, magras, plus size, trans, não depiladas, com vitiligo, negras, brancas – cheias de estilo e personalidade. “Se elas fotografam bem, são criativas, interessantes, autênticas, tem magnetismo, é o que conta de verdade”, disse Thais, em entrevista recente para a revista Elle Brasil.

E você, também tem personalidade suficiente para sair do lugar-comum?

 

 

 


As imagens utilizadas nesta postagem foram coletadas de websites e por isso a elas foram dadas os devidos créditos. Porém, caso você acredite que alguma delas foi divulgada indevidamente ou creditada a outrém por engano, comunique-nos enviando um e-mail (sac@guaranyind.com.br), e nós a removeremos imediatamente.

All images have been taken from other websites, therefore we give credits for those who created them. However, if you believe we may be either using an image unduly or crediting someone else by mistake, then please let us know (sac@guaranyind.com.br). In this case, we will remove such content immediately.

<< post anterior post seguinte >>

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO