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Blog da Guaranita

Marcas que ajudam a criar consumidores conscientes

23 de janeiro de 2019

O que é uma marca consciente? Aquela que não polui, é sustentável, valoriza a diversidade, dá condições dignas para sua equipe trabalhar e viver? Sim, tudo isso e muito mais. São empresas basicamente comprometidas em tornar o mundo melhor, se não em todos os aspectos, pelo menos no que lhe é possível contribuir pra essa mudança. De verdade.

Foi pensando nisso que nasceram marcas como a Aluf, Ahlma, Vert, Envido, Carlos Bacchieri, Brisa, Nuz, Jouer, Natural Cotton Colors, Movin e Francesca Córdoba, que participaram da segunda edição do Brasil Eco Fashion Week no fim de 2017 (veja a cobertura que fizemos)

 

 


Reprodução Instagram

Alguns dos modelos de bolsas artesanais da marca Catarina Mina.

 

 

E lá também estava para um bate-papo bem sincero a empreendedora cearense Celina Hissa, fundadora da marca de bolsas artesanais Catarina Mina. Pioneira no Brasil em abrir os custos de todo o processo de produção das peças feitas em crochê por artesãs e costureiras do Ceará, Celina quer estimular o consumidor a fazer parte desse processo de mudança ao entender e pensar como funciona a cadeia de moda. Isto é, dando ferramentas para que ele se torne um agente consciente e transformador, que possa pensar por si só os impactos que nossas escolhas de consumo geram.

 

É por isso que, desde 2015, ela decidiu tornar transparente todos os detalhes da empresa. No site é possível consultar a planilha de custo de cada peça, dos custos do transporte e dos materiais, à mão de obra e embalagem. E em cada peça é colocada uma etiqueta com o nome da crocheteira responsável por aquele trabalho. Uma forma de recriar os laços entre os artesãos e os consumidores através do design.

 

 


 Reprodução Instagram

Cada bolsa vai com um cartão assinado pela artesã responsável por aquela peça
e um convite para o cliente analisar o custo do processo.

 

Presente em mais de 45 pontos de venda no Brasil e exterior (EUA, Portugal, Inglaterra e Porto Rico), a empresa produz mais de 360 peças por mês – vendidas, em média, a R$ 500 – e já ganhou merecidos prêmio por sua ousadia, o Vogue Ecoera (2015) e o Brasil Design 3M (2016). Inspirador ou não?

 

 

 


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