Blog da Guaranita

Democracia do Rosa

11 de outubro de 2017

A história da moda sempre esteve intimamente ligada à política e aos movimentos sociais de cada época. E com a geração millennial não é diferente. Superconectada, moderna, antenada, questionadora, inquieta e livre, essa turma nascida entre os anos 1980 e 2000, que representa 1/3 da população mundial – e é por isso que você tem ouvido falar tanto dela – vem adotando há alguns anos a cor rosa como bandeira para causas feministas e de igualdade de gêneros. Afinal, quem disse que rosa e coisa só de menina?

 

 


Divulgação
Em parceria com a Puma a cantora Rihanna lançou uma coleção com peças unissex que tem o rosa millennial como carro-chefe. Quem disse que cor tem gênero?

 

 

A cor passou do pink para o marsala, o rosa quartz e o rosa bebê, até chegar a uma cartela com nuances delicadas e com leve toque envelhecido, não por acaso batizada rosa millennial.

Apontado por alguns até mesmo como “o novo preto”, tamanha sua força, o tom meio nostálgico que virou sinônimo de democracia, jovialidade e ternura, está por todos os cantos. Nos tapetes vermelhos, nas passarelas, nos vídeos-clipes, nas ruas e até na realeza. Já reparou no guarda-roupa de Kate Middleton nos últimos tempos?

 

 


Reprodução Vogue
Sinônimo de democracia e liberdade, o rosa millennium marcou presença nas coleções mais recentes das grifes Valentino, Oscar de la Renta e Balmain.

 

 

Recentemente, o estilista Pierpaolo Piccioli, batizou a coleção resort 2018 da grife Valentino como “Pink is Punk”, escancarando uma tendência que também se via nas coleções de quase todas as demais marcas de luxo, como Givenchy, Prada, Balenciaga, Chloé, Gucci, Bottega Veneta e Hermés. E que se repetiu nos desfiles da São Paulo Fashion Week.

 

 


Divulgação (Fernanda Calfat, Marcia Fasoli e Ale Schneider) e reprodução FFW
Na SPFW, a Água de Coco levou a cor genderless para a moda praia, enquanto Fabiana Milazzo trabalhou-a em modelos ultrassofisticados e Patricia Bonaldi trouxe-a em looks leves para o dia a dia.

 

 

Usado por tops como Gisele Bundchen e Gigi Hadid, por estrelas de cinema como Slama Hayek ou por cantoras pop, como Kate Perry, Lady Gaga e Rihanna – que chegou a lançar uma coleção de roupas com a Puma onde a cor é carro-chefe – o rosa millennium não tem limites de idade, local ou estilo. Pode tanto ser usado em tênis e moletons quanto em vestidos de gala, para dar uma volta na rua ou para compor looks refinados e elegantes.

 

 


Reprodução Glamour Magazine, Popsugar
A top Gigi Hadid é praticamente a embaixadora da cor, de tantos looks rosa que veste em seu dia a dia. Salma Hayek e Gisele Bundchen também aderiram à cor em suas diferentes nuances.

 

 

Nem menso a decoração ficou de fora. Peças rosa millennium têm invadido cada vez mais a casa em revestimentos, tecidos, tapetes e acessórios, trazendo um ar moderno, jovial e delicado aos ambientes. Seja em composições contrastantes ou sofisticadas como a adotada na loja da segunda marca da grife Valentino, a RED, em Londres.

 

 


Casa Vogue
Loja RED Valentino em Londres, projetada por India Mahdavi em rosa millennium e dourado para atrair um público mais jovem à clássica marca de luxo.

 

 

 


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