2ª Via de Boleto
DIGITE
Usuário: CNPJ da sua empresa
Senha: Raiz do CNPJ
(8 primeiros números)

Blog da Guaranita

Brechós repaginados

15 de maio de 2019

Esqueça o cheiro de naftalina, o ambiente escuro e as roupas bagunçadas que por muito tempo povoaram o seu imaginário sobre brechós. As novas butiques dedicadas a vender roupas e acessórios usados – ou seminovos, como costumam chamar – nem de longe lembram esses estereótipos.

Nascidos junto com um novo consumidor, que tem mais consciência ambiental, apego a marcas tradicionais e gosto por fazer economia – os brechós abertos nos últimos anos têm cara de loja multimarca, atendimento impecável e todas as comodidades do varejo de moda normal.

 

 


As novas butiques dedicadas a vender roupas e acessórios usados nem de longe lembram os antigos brechós.

 

 

Um conjunto de fatores ajuda a explicar o fenômeno. Para começar, há um novo estilo de consumidor em ascensão: o que percebeu a sua responsabilidade na poluição do ambiente e na exploração de mão de obra barata. Afinal, para bancar os preços do fast-fashion, só mesmo desrespeitando normas básicas de salubridade no trabalho.

Vale lembrar que o movimento Fashion Relovution – que mobiliza o mundo para brigar por melhores condições de trabalho no segmento de moda – nasceu justamente dessa nova consciência. A organização sem fins lucrativos tem presença em quase todos os continentes, o que vem tornando mais conscientes os consumidores do mundo todo.

Outra questão que está na pauta do dia, a poluição ambiental está diretamente ligada à indústria, em geral, e à da moda, em particular – pois ela é uma das mais poluidoras do mundo. A forma menos poluidora de consumidor é justamente comprando roupas e acessórios que já existem – e provavelmente seriam transformados em lixo em pouco tempo.

 

 


Reprodução Fashion Revolution
Campanha do Fashion Relovution em Berlim (2018) e no Brasil.

 

 

Um consumidor mais aberto à reciclagem e decepcionado com o fast-fashion formou o ambiente ideal para surgirem butiques de roupas seminovas com diferentes perfis: umas com foco e peças “vintage”, outras direcionadas ao jeans e outros hits “jovens” e também as lojas que vendem marcas de prestígio (importadas e nacionais). Essas últimas, miram uma consumidora que aprecia a qualidade da matéria-prima, a modelagem e a durabilidade daquilo que está comprando. Querem a moda contemporânea, a elegância atemporal, e não a “trendy” do momento.

 

 


Divulgação e  reprodução @belchiorbrecho

Brechó Cabideria, em São Paulo, e Belchior, no Rio: ambiente e apresentação de loja regular e forte presença na internet.

 

 

Esses novos brechós, como o Cabideria, em São Paulo, o Lavô tá Novo, de Curitiba, e o Belchior, do Rio de Janeiro, investiram em bons pontos, ambientes requintados e na fidelização de clientes. Eles também têm presença forte na web (em especial, no Instagram), que é onde está a clientela mais antenada.

Nas araras, roupas e acessórios que não há muito tempo adornavam as vitrines nos shoppings por preços quase sempre quatro vezes mais altos. Com pouco uso, limpas e (não raro) cheirosas, as peças encantam principalmente as mulheres – consumidoras mais vorazes quanto o assunto é moda.

 

 


Reprodução @descomplique.vanessa

O brechó on-line Descomplique, de São Paulo, faz uma cuidadosa seleção de roupas de grifes famosas e peças de alta qualidade.

 

 

 

Abaixo, uma lista de alguns brechós bacanas:

@casavitrinecriativa

@cabideriabrecho

@asatransforma

@ogritobazar

@abaphaa

@serpent_ne

@brechosp

@brechogatopreto

@brechodosonho (especializado em bolsas de luxo)

@brechorebajas

 

 

 

 


As imagens utilizadas nesta postagem foram coletadas de websites e por isso a elas foram dadas os devidos créditos. Porém, caso você acredite que alguma delas foi divulgada indevidamente ou creditada a outrém por engano, comunique-nos enviando um e-mail (sac@guaranyind.com.br), e nós a removeremos imediatamente.

All images have been taken from other websites, therefore we give credits for those who created them. However, if you believe we may be either using an image unduly or crediting someone else by mistake, then please let us know (sac@guaranyind.com.br). In this case, we will remove such content immediately.

<< post anterior

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO