Blog da Guaranita

As tendências de decoração que marcam a Casa Cor SP 2017

24 de maio de 2017

Com o tema “foco no essencial”, a Casa Cor abriu as portas ao público dia 23 de maio no Jockey Club de São Paulo, e lá estava eu pra conferir e contar tudinho pra vocês. Este ano são com 71 ambientes e 15 mil m², todos repletos de afetividade. Seja nas cores, nos materiais, nas estampas, nas texturas, nas formas ou nos objetos que ajudavam a contar a história de um morador imaginário disposto a trazer suas experiências para o ambiente em que vive.

O rosa bem clarinho e o azul em diversas nuances são as cores do momento. Seja em criações quase moncromáticas, como propôs o arquiteto Toninho Noronha, ou para trazer impacto visual pela delicadeza, como fez a dupla Olegário de Sá e Gil Cioni, que revestiu de rosa bebê as cadeiras de uma sala de jantar rodeada por pedras.

 


Salvador Cordaro / Divulgação
Na sala de jantar projetada por Olegário de Sá e Gil Cioni a delicadeza do rosa bebê faz contraponto com o brutalismo das pedras que revestem a parede.

 


Foto: Juliana Bianchi
O azul, que já foi destaque durante a Semana de Design de Milão, volta a aparecer com força na Casa Cor. Acima, a sala de jantar monocromática projetada por Toninho Noronha.

 

O verde – lembra do “greenery” apresentado pela Pantone? – também se fez presente, mas mais em detalhes pontuais do que como cor transformadora. A não ser que a gente inclua aí os jardins verticais, as hortas internas e os maxivasos com folhagens exuberantes. Mas vamos deixar isso para a turma do paisagismo.

 


Foto: Juliana Bianchi

Olha o verde fazendo contraponto com o rosa na cozinha projetada por Patricia Hogabian.

 


Foto: Juliana Bianchi
E aqui, num detalhe fofo no ambiente do escritório Yamagata Arquitetura, que nos leva a outras duas tendências, a do resgate do artesanal e do mix sem medo.

 

Nessa busca pela decoração afetiva, o feito à mão, o resgate de histórias e tradições e o mix de texturas ganha terreno. E muito. Bata ver o ambiente criado pela arquiteta Marina Linhares que, na minha opinião, é o mais lindo da mostra. Todo baseado no azul, ele traz tecidos com diversos tipos de tingimento, do shibori ao batique, passando pelo tie dye, que dão um ar de autenticidade à casa. E a gente sabe como é fácil replicar isso em casa, não é?

 


Foto: Juliana Bianchi
O quarto e a sala da Casa de Praia projetada por Marina Linhares na Casa Cor SP. Olha a quantidade de tecido trabalhado no tingimento. E o mix, então? Que lindo!

 

 


Foto: Juliana Bianchi
E esse tassel ombré dando charme ao móvel? Muito amor pelo trabalho da Marina Linhares

 

O estímulo para misturar tudo não ficou só nas estampas. A mostra também trouxe muito mix de texturas e materiais – mesa de pedra compondo com mesa coberta com pelúcia, couro com palha de seda, linho com tricô e couro.

 


Foto: Juliana Bianchi
No quarto projetado por Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, o sofá de couro tem encostro em tricô, e a cama mistura crochê, pele, linho e veludo.

 

E, tendência master em Milão, os sofás arredondados, claro, não podiam ficar de fora. Tinha sofazinhao, sofazão e houve até quem atacasse de poltrona arredondada só pra não dizer que não captou as linhas do momento.

 


Foto: Juliana Bianchi
Patricia Hogabian desenhou um sofá apenas com a frente arredondada para quem quer entrar na “moda” sem perder espaço. Um tricô de algodão reveste a peça

 


Foto: Juliana Bianchi
No Loft do Viajante, de Maicon Antoniolli, uma coleção de tendências: atrás do sofá arredondado azul, a exuberância da palmeira. À frente, composição de mesas de centro em madeira, metal e pedra.

 


Foto: Juliana Bianchi
Curiosamente, Bruno Carvalho trouxe peça semelhante, desta vez acompanhada por mesas centrais de vidro e pedra. Reparem nas mantinhas de tricô que trazem calor às poltronas de acrílico.

 


Foto: Juliana Bianchi
O sofá modular presente no espaço projetado pelo Studio Sopro pode ser montado de diferentes formas, sem sair dos arredondados

 

 


As imagens utilizadas nesta postagem foram coletadas de websites e por isso a elas foram dadas os devidos créditos. Porém, caso você acredite que alguma delas foi divulgada indevidamente ou creditada a outrém por engano, comunique-nos enviando um e-mail (sac@guaranyind.com.br), e nós a removeremos imediatamente.

All images have been taken from other websites, therefore we give credits for those who created them. However, if you believe we may be either using an image unduly or crediting someone else by mistake, then please let us know (sac@guaranyind.com.br). In this case, we will remove such content immediately.

<< post anterior post seguinte >>

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO