2ª Via de Boleto
DIGITE
Usuário: CNPJ da sua empresa
Senha: Raiz do CNPJ
(8 primeiros números)

Blog da Guaranita

A tecnologia como meio de transformação social

05 de setembro de 2018

Democratizar a tecnologia é uma das formas que temos para ajudar a construir um mundo mais igualitário e justo. É por meio dela que permitimos que pessoas de diferentes classes sociais, idades, raças e gêneros construam suas próprias narrativas, se promovam, qualifiquem e abram caminho para outras oportunidades de vida.

Foi para isso que surgiu, em 2014, a GatoMídia. Localizado no Complexo do Alemão, o projeto tem como objetivo estimular jovens negros e moradores de favelas do Rio de Janeiro a produzirem informac?a?o sobre seu próprio território e cultura, formarem novas redes e criar conexo?es que gerem empoderamento e permitam uma atuação de forma mais ativa e representativa na sociedade .

Em oficinas e cursos eles ensinam por meio da inspiração, experimentação e prática diferentes ferramentas de tecnologia e mídia para que as pessoas possam galgar novos espaços de atuação no mercado. Entre elas estão os aprendizados de fotografia, produção de vídeo com o celular, jornalismo de guerrilha, roteiro para programa no Youtube, construção de texto criativo, ativismo na web, cobertura colaborativa, mídia social, preparação para pitch de projetos, empreendedorismo e programação.

 

 


Reprodução GatoMidia

Criado por alunos da GatoMidia, o game Meritocracia mostra as dificuldades que pessoas da periferia precisam superar para estudar

 

 

Recentemente, problemáticas sociais, como transfobia e meritocracia, se transformaram em protótipos de jogos online criados durante uma residência de programação, com foco em gamificação. No primeiro, o jogador precisa ajudar uma travesti a ultrapassar os obstáculos do preconceito e da opressão religiosa para superar sua expectativa de vida de apenas 35 anos. Já o segundo reflete os desafios enfrentados pelos moradores da periferia para chegar à universidade.

Também no Rio fica o Olabi, uma organização social que trabalha para a auxiliar na transformação social com foco no engajamento para solucionar problemas urbanos, educar os cidadãos para o século 21, fomentar o empoderamento feminino e o uso da tecnologia em favor da sustentabilidade. Tudo isso por meio da democratização da produção de tecnologia. Pela organização, que faz parte de uma rede global de Fab Labs – oficinas equipadas com máquinas para produções digitais de objetos de diferentes dimensões e materiais – já passaram mais de 20 mil pessoas em três anos.

 

 


Reprodução Instagram PretaLab

Oficina de WordPress promovida pelo projeto PretaLab no Olabi. Transformação social por meio da tecnologia
 

 

Entre os projetos do Olabi está o PretaLab, uma iniciativa para inspirar meninas e mulheres negras e indígenas no universo das tecnologias e inovação. As atividades vão desde a coleta de dados sobre a participação desse público no mercado de tecnologia, até a organização de palestras e cursos que abram o diálogo e capacitem as pessoas a ocuparem esses espaços e reduzir a desigualdade.

 

 


As imagens utilizadas nesta postagem foram coletadas de websites e por isso a elas foram dadas os devidos créditos. Porém, caso você acredite que alguma delas foi divulgada indevidamente ou creditada a outrém por engano, comunique-nos enviando um e-mail (sac@guaranyind.com.br), e nós a removeremos imediatamente.

All images have been taken from other websites, therefore we give credits for those who created them. However, if you believe we may be either using an image unduly or crediting someone else by mistake, then please let us know (sac@guaranyind.com.br). In this case, we will remove such content immediately.

<< post anterior post seguinte >>

Tutorial

Veja todos os Tutoriais
CONTATO